Blog Laplace

Professores no ensino à distância: os verdadeiros heróis durante a pandemia

Professores no ensino à distância: os verdadeiros heróis durante a pandemia

Os professores estão sendo mais valorizados do que nunca por alunos e pais, sendo considerados heróis diante do cenário da pandemia em nosso país.

Neste mês dos professores não podemos deixar de prestar nossa homenagem a esses profissionais tão importantes. Em 2020, eles enfrentaram todos os desafios possíveis para exercerem sua função com qualidade e muita criatividade e levarem o conteúdo programático aos alunos de todas as etapas do ensino.

Num momento em que as escolas estão vazias, surgem diversas dívidas, como: “Será que o conteúdo está sendo absorvido?”, “Como preparar as atividades usando a tecnologia?” e “Qual a melhor maneira de avaliar os alunos?” Em meio a tudo isso, os professores precisaram se adaptar ao ensino à distância e manter os alunos motivados para continuar o calendário letivo em um ano cheio de incertezas.

A reinvenção dos professores

Nesse novo cenário, os professores precisaram se reinventar para o ensino à distância, de forma rápida e praticamente sem aviso. Aprender sistemas, reformular a forma de ministrar o conteúdo, garantir a presença dos alunos nas aulas online, buscar alternativas junto à tecnologia disponível para facilitar o trabalho e, é claro, trazer praticidade ao sistema educacional.

Todas essas mudanças foram refletidas diretamente no mercado. De acordo com uma pesquisa publicada no site Guia do Estudante, aproximadamente 83% dos professores brasileiros se sentem “nada ou pouco preparados” para o ensino remoto. Outro dado apontado no estudo afirma que 88% dos entrevistados afirmaram nunca terem ministrado aulas virtuais antes da pandemia.

Outras dificuldades também podem ser pontuadas, como falta de internet de boa qualidade (para professores e alunos), de habilidade com as ferramentas digitais para as aulas (Zoom, Google Meet, entre outras), do contato presencial com os alunos e de suporte por parte das instituições de ensino.

Além disso, muitos professores relatam que as horas de trabalho aumentaram, sem contar a falta de preparo das famílias para mediar a realização das atividades pedagógicas em casa. Dessa forma, a criação de uma metodologia para manter os alunos empenhados durante as horas de aulas online, em frente ao computador ou dispositivo móvel, foi primordial nessa nova fase da educação.

Maneiras práticas de ajudar os professores no ensino à distância

Para ajudar os professores nesse período, separamos algumas dicas que facilitam o trabalho do ensino à distância:

Crie um canal de comunicação – nele você poderá ter contato com os pais e alunos para tirar possíveis dúvidas, como retorno às aulas presenciais, trabalhos, provas e demais atividades.

Encontros virtuais entre educadores – essa pode ser uma boa oportunidade para reunir os professores e compartilhar ideias e ajudar uns aos outros.

Planejamento de aulas – converse com os estudantes para, unidos, criarem um planejamento das atividades. Além disso, peça sugestões de como eles acham que as aulas podem ser mais interativas e interessantes. Isso traz o aluno para o universo pedagógico e facilita o processo de aprendizagem.

Cuide-se – mesmo com a jornada de aulas, os professores também precisam de cuidados para enfrentar esse período de pandemia. Busque um tempo de qualidade para descansar e se distrair.

Use a tecnologia a seu favor –A tecnologia hoje oferece muitas ferramentas para otimizar o ensino à distância. Ela é uma importante aliada na gestão de tempo para professores.

Uma dessas ferramentas é o banco de questões Laplace, com mais de 100 mil questões contextualizadas de todas as disciplinas do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e do Ensino Médio.

Com ele, é possível elaborar listas de exercícios online e provas em poucos minutos, utilizando as mais de 30 opções de filtros inteligentes. O banco de questões traz ainda a possibilidade do envio das atividades, resoluções e correções online. Um sistema prático e intuitivo que gera uma economia de tempo importante para os professores.

Nossa Homenagem

Diferente dos outros anos, em 2020 não houve homenagens nos corredores ou abraços dos alunos. Porém, o distanciamento social não deve se tornar um empecilho distanciamento do relacionamento aluno/professor.

Por isso, nós, do Centro de Excelência Laplace, queremos dizer o quanto estamos orgulhosos em saber que vocês, professores, fazem o seu trabalho com amor e dedicação, independente das circunstâncias, levando aos alunos não apenas ensino de qualidade, mas humanidade, incentivo e esperança.

Mesmo com as dificuldades, vocês se esforçaram e se reinventaram para manter a motivação de seus alunos e dar o exemplo de que uma adversidade pode ser o ponto de partida para sonhar e conquistar novos objetivos.

Parabéns pelo empenho, esforço e criatividade, sabemos que não está sendo fácil! Vocês são os protagonistas positivos desse período difícil que o mundo está enfrentando, e merecem todo o reconhecimento do mundo.

Muito obrigado!

Comments are closed.