Blog Laplace

6 Dicas de Gestão de Tempo para Professores

6 Dicas de Gestão de Tempo para Professores

O trabalho dos docentes vai muito além do horário escolar, por isso, ferramentas de gestão para professores são primordiais para uma rotina saudável e um trabalho produtivo.

Preparar aulas, provas, trabalhos, correções, enfim, a rotina dos docentes vai muito além dos horários da sala de aula. Sendo assim, investir em estratégias de gestão de tempo para professores é uma maneira eficaz de garantir a qualidade do trabalho.

Atualmente, a tecnologia é um dos grandes aliados para administrar o trabalho, mas sem a organização individual propriamente dita e muita disciplina, esse processo pode ir por água abaixo, principalmente quando se fala em gestão de tempo para professores, uma vez que a maioria deles lida com várias turmas diferentes ao longo do dia e da semana.

Pensando nisso, trouxemos 6 dicas que te ajudarão a viabilizar a gestão de tempo com eficiência.

Conheça a sua turma

Cada sala tem suas particularidades, algumas têm facilidade de aprendizado por meio de textos e exercícios outras apreciam o uso de recursos audiovisuais. Sendo assim, os professores encontram um desafio em sua gestão de tempo, pois, para fazer o planejamento das aulas de cada turma, será preciso levar isso em consideração.

Pode parecer complicado no começo, mas entendendo essas necessidades e buscando alternativas para atender à demanda de cada turma e etapa da educação, a médio prazo haverá uma economia de tempo ao ministrar o conteúdo em sala de aula e os afazeres tão corriqueiros fora do ambiente escolar se tornarão mais produtivos.

Gestão de tempo para professores e o planejamento das aulas

Além de programar o conteúdo e as atividades que serão dadas em aula, procure também otimizar o tempo de leitura, discussão, debates, realização e correção dos exercícios. Dessa forma, fica mais fácil pra você, professor, gerenciar o seu tempo.

Coloque tudo no papel: os minutos para cada atividade. Uma dica inclusive é deixar 5 ou 10 minutos livres, assim, caso haja algum imprevisto, você terá uma janela para resolver e, caso ocorra tudo conforme o planejado, você pode usar esses minutinhos para sanar dúvidas, por exemplo.

Conteúdo das aulas online

A tecnologia sem dúvida é uma aliada de todas as profissões, e na gestão de tempo para professores não é diferente. Disponibilizar o conteúdo das aulas na internet para os alunos é uma excelente forma de otimizar o tempo. Faça isso com um canal no YouTube ou envie os materiais que serão trabalhados por email, Whatsapp, Google Drive etc.

Além de possibilitar que os alunos tenham acesso ao conteúdo, fica mais fácil para eles tirarem as dúvidas que possam surgir no decorrer das aulas, pois já chegam com os questionamentos prontos.

Gestão de tempo para professores fora da sala de aula

Não é segredo para ninguém que o trabalho dos professores vai muito além das salas de aula. Preparar as provas, corrigir trabalhos, planejar as aulas, entre outras atividades. Sendo assim, crie uma rotina para cada tarefa. Determine o tempo que você irá levar para realizar cada uma delas e não se esqueça de colocar as prioridades no topo da sua programação. Quando você foca nos assuntos mais importantes, a produtividade do trabalho aumenta e você se torna muito mais eficiente.

Separe um dia da semana, se for o caso, para trabalhar até mais tarde. Isso pode até parecer ruim no começo, mas depois que você consegue organizar as demandas, esse tempo tende a diminuir com o passar das semanas.

Ferramentas de gestão de tempo para professores

Seguindo a dica acima, há no mercado uma variedade enorme de ferramentas que podem ajudar a gerenciar o tempo dos professores. Lançamento de notas e atividades, chamadas, correção de exercícios, entre outras.

Use a tecnologia a seu favor, aproveite que as crianças estão inseridas no mundo cibernético e ingresse você também nesse universo para ampliar as oportunidades pedagógicas.

Banco de questões uma ferramenta incrível de gestão de tempo para professores

Preparar provas, simulados e exercícios para o dia a dia estão entre as tarefas que mais demandam o tempo dos professores. Entre as ferramentas que podem te ajudar com isso, o banco de questões merece um destaque especial.

O Banco de Questões Laplace foi pensado para otimizar o trabalho dos professores e traz exercícios das mais variadas disciplinas e para todas as etapas do Ensino Fundamental e Médio. Ao todo, são mais de 100 mil itens, incluindo conteúdo que segue as diretrizes da BNCC, matriz ENEM e questões de vestibulares de todo o país.

Com esse banco, mais do que escolher as questões, você pode criar listas de exercícios ou provas em poucos minutos e de maneira intuitiva e prática. O sistema conta com uma grande variedade de filtros inteligentes (por disciplina, tópico, elementos de assuntos que se cruzam, nível de dificuldade etc.). Além disso, as questões possuem uma ótima qualidade visual, com fotos e ilustrações em alta resolução e podem ser exportadas em PDF, Word ou Google Drive, para impressão, ou serem enviadas para os alunos online.

Sem sombra de dúvidas o banco de questões é uma das ferramentas indispensáveis para a gestão de tempo dos professores. Seguindo todas as dicas desse artigo, com certeza você conseguirá otimizar o seu trabalho, aumentar a produtividade e, consequentemente, ter mais momentos de lazer no seu dia a dia.

2 Comentários