Dicas para Redação do Enem nota mil

Ter uma boa pontuação na redação do Enem é superimportante para conquistar a tão sonhada vaga em uma universidade. Confira como se dar bem nessa etapa da prova.

Para quem vai prestar vestibular, a redação do Enem tem papel importantíssimo na conquista da tão sonhada vaga na universidade pública ou até mesmo uma bolsa de estudos nas instituições privadas.

Sendo assim, tão primordial quanto se preparar para a prova em si, os alunos devem incluir a redação do Enem em sua rotina de estudos. Isso é necessário porque a nota dessa etapa da avaliação, além de melhorar a pontuação, também é utilizada como critério de desempate entre candidatos que tiveram a mesma nota na prova de múltipla escolha. Mais que isso: caso você tire zero na redação, automaticamente estará excluído da disputa das vagas em universidades públicas pelo Sisu, financiamento estudantil pelo FIES e bolsas de estudos pelo ProUni.

Como a redação do Enem é avaliada

A nota da redação do Enem vai de 0 a 1.000 e é dividida em 5 partes com 200 pontos cada. Os tópicos avaliados são:

  1. Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  2. Desenvolvimento de texto dissertativo-argumentativo com compreensão e conhecimento para desenvolvê-lo seguindo a proposta do tema;
  3. Relacionar fatos, organizar e fazer a interpretação das informações, além de embasamento para defender um ponto de vista baseado em fatos;
  4. Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir a argumentação sobre o tema proposto;
  5. Propor uma intervenção/solução para o problema abordado, com respeito aos valores sociais e direitos humanos.

A redação é avaliada inicialmente por dois professores contratados pelo MEC, que irão analisar os 5 critérios do texto e cada um dará sua pontuação, sem ter conhecimento sobre as notas atribuídas pelo outro. Caso haja uma discrepância muito grande das notas entre os dois avaliadores (diferença maior que 80 pontos em um dos tópicos ou maior que 100 na nota final) a redação passa por um terceiro professor. Se mesmo assim, não houver acordo entre os três, a redação será examinada por uma banca examinadora, também composta por três docentes.

Como fazer uma redação do Enem nota mil

Conseguir uma redação do Enem nota mil é o desejo de todos os estudantes. Apesar disso, não é uma tarefa fácil, porque sempre que um avaliador atribui a pontuação máxima, o texto também vai para a banca examinadora com três professores para só então ter a confirmação da nota.

Então, para você se preparar para essa etapa tão importante da prova do Enem, o Banco de Questões Laplace trouxe dicas com alguns de seus melhores especialistas: Vitor França, Matheus Cosmo e Alessandra Braz. Confira!

Planeje o texto antes de escrever – Antes de colocar o texto no papel é preciso planejar o material. Um parágrafo deve conversar com o outro, ou seja, lembre-se de ligar as ideias. Para tanto, o uso de conectivos, conjunções e vários outros elementos colaboram para tornar o texto coesivo, coerente e com leitura fluida. Além disso, o desenrolar do raciocínio deve conter referências conhecidas e conceituadas, inclusive a relação com os argumentos de intervenção ao tema proposto.

Assim como planejar antes de escrever, não custa nada enfatizar o quanto é importante revisar a redação quando terminar, a fim de evitar erros e desvios de ideias, que acarretam perdas de pontos na nota final.

Respeite as normas da Língua Portuguesa – Utilizar a norma culta do nosso idioma é fundamental. Muitos estudantes se esquecem desse detalhe importante por estarem acostumados ao coloquialismo e gírias usadas nas redes sociais, e esses termos não devem ser usados na redação do Enem. Utilizar as regras da gramática normativa como acentuação, concordâncias verbal e nominal, ortográfica, colocação pronominal, crase, seleção vocabular e tudo o que diz respeito à Língua Portuguesa é primordial.

Como começar o texto – Essa é uma das perguntas mais ouvidas pelos professores de Português. Como os temas propostos na redação do Enem sempre traz uma situação-problema vinculada à realidade em nosso país, uma boa estratégia é começar o planejamento pela proposta de intervenção, assim quando a argumentação for construída ficará mais coerente com o final e será composta de maneira mais fácil e natural.

Atenção ao tema proposto – A redação do Enem sempre traz como tema assuntos relacionados ao que vem acontecendo no país. Sendo assim, estar antenado sobre as principais notícias é um diferencial. A observação ao tema evita que o aluno corra o risco de ser punido com a anulação do seu texto, ou seja, de nada adianta ter o português impecável e escrever um belíssimo texto se ele não for ao encontro do que foi pedido. Pode parecer clichê, mas esse é um erro muito comum entre os vestibulandos que não prestam atenção à proposta e fogem do que foi pedido ou apenas tangenciam o tema. Em ambos os casos, o texto certamente será anulado pela banca. Outro ponto a ser observado é que a redação do Enem deve ser desenvolvida sob o prisma dissertativo-argumentativo (apresentação de uma tese e argumentos sólidos que a defendam).

Crie uma proposta de intervenção – Ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma proposta de intervenção não é uma solução para o problema apresentado, mas uma forma de intervir na realidade. Para desenvolver essa parte da redação o candidato deve pensar em quatro elementos: O que pode ser feito? O que deve ser feito? Como fazer? Por que fazer? Respondidas essas questões, é importante que algum dos termos sejam mais detalhados e especificados de algum modo. Não se trata de inventar uma fórmula mágica, de encontrar os cinco elementos da dissertação-argumentativa: ação, agente, modo/meio, efeito e detalhamento

Leia as redações do Enem nota milNada como aprender com os exemplos de sucesso. A leitura de redações que obtiveram a pontuação máxima colabora para reforçar a estrutura dissertativa e são excelentes para mostrar sobre o uso de elementos coesivos, itens fundamentais no texto.

Comments are closed.