Blog Laplace

O que é e para que serve um banco de questões?

O que é e para que serve um banco de questões?

O banco de questões é uma ferramenta bastante conhecida por professores e serve para desenvolver listas de exercícios e até mesmo provas.

O que é um banco de questões?

Um banco de questões é um grande banco de dados onde estão armazenadas questões divididas por série, matérias e subcategorias de temas. É uma ferramenta utilizada tanto por professores, quanto por alunos que querem melhorar a sua performance, se aprofundar em um tema específico e ganhar tempo. Seu objetivo principal é automatizar o processo de criação de simulados e listas de exercícios de forma rápida e fácil.

No Banco Laplace são disponibilizadas mais de 100.000 questões de vários níveis de dificuldade, e esses exercícios são classificados em diversos sub-temas. Um exemplo de como isso é feito é que, dentro da disciplina matemática, vários conceitos são trabalhados, mas o professor tem a opção de selecionar apenas itens sobre matrizes. Se dentro do assunto “matrizes” o professor quiser algo ainda mais específico, como “determinante inversa” ou “matriz transposta”, basta ir no filtro de “matrizes” e selecionar o sub-tema, encontrando perguntas muito mais específicas.

Para que serve um banco de questões?

Com o auxílio do banco de questões, o professor terá disponível diversos exercícios com vários graus de dificuldade, como mencionado anteriormente, incluindo questões de vestibulares. Assim, o professor não precisa quebrar a cabeça para formular uma questão do zero, pois pode encontrá-las facilmente usando o banco de questões.

As questões podem ser selecionadas de forma aleatória, agilizando a criação das provas, e é possível que várias provas sejam criadas sobre o mesmo assunto, mas com questões diferentes, o que evita que os alunos passem cola uns para os outros.

Quais os benefícios de um banco de questões?

O principal benefício de ter um banco de questões é que o professor otimiza o seu tempo fora da sala de aula, sendo que com poucos cliques é possível criar uma série de listas de exercícios com resoluções completas e explicativas.

Saiba mais sobre os serviços oferecidos pelo Banco de Questões Laplace, acessando o site: https://www.bancolaplace.com.br/ 

3 Comentários