Blog Laplace

Aulas online: um desafio para professores, pais e alunos

Aulas online: um desafio para professores, pais e alunos

Com a pandemia do COVID19, as aulas online entraram na rotina da casa de quem tem filhos e também dos professores. Como eles estão se adaptando a essa nova fase da educação brasileira.

O uso da tecnologia tem se tornado cada vez mais frequente no sistema de educação nacional. E com a pandemia do coronavírus, o ensino a distância se tornou uma realidade rápida demais e escolas, professores, pais e alunos tiveram que se adaptar de última hora para buscar soluções que viabilizassem as aulas online.

Todos foram pegos de surpresa: precisaram se reinventar para que o ano escolar das crianças e adolescentes não fosse perdido. E por não existir um protocolo específico, cada escola criou sua metodologia para realizar as aulas online na pandemia e organizou o seu ano escolar de acordo com as possibilidades e a viabilidade de professores, pais e alunos.

Desafio dos professores para as aulas online

O contato diário, frente a frente com os alunos, foi substituído por telas de dispositivos eletrônicos. Primeiramente, muitos professores, em especial os mais antigos, não tinham habilidade com as ferramentas de transmissão ao vivo para as tão diferentes aulas online. Isso foi, para eles, um desafio e tanto. Primeiro porque nenhuma faculdade os preparou para esse advento, e segundo porque foi preciso reinventar a forma de ensinar, de manter as crianças e adolescentes concentrados, de aplicar trabalhos e provas digitais, de corrigir as atividades, de tirar as dúvidas, etc.

Enfim, uma série de transformações a serem adotadas em tempo recorde para cumprir o calendário escolar, tanto em termos de conteúdo quanto nas determinações do MEC referentes ao número de horas-aulas anuais.

Além disso, foi preciso pensar também na idade dos alunos que teriam que se adaptar às aulas online durante a pandemia. Isso porque há características pertinentes a cada faixa etária. Uma criança de 6 anos, no início da alfabetização, tem a capacidade de concentração e comunicação muito diferente de um aluno de 10 anos, por exemplo, com aptidões de organização da rotina escolar e de estudo completamente diferente de um adolescente do Fundamental II ou do Ensino Médio. Sendo assim, foi preciso criar uma metodologia inovadora para manter os alunos durante horas em frente a um computador ou qualquer dispositivo móvel.

Ferramentas digitais – aliadas das aulas em casa

Para isso, as ferramentas digitais estão sendo de grande ajuda na viabilização das aulas online para crianças e adolescentes de todas as idades. Google for Education, Zoom, Youtube e Banco de Questões têm sido de grande valia para otimizar o tempo dos professores, pais e alunos. Afinal, hoje dependem mais do que a presença em sala de aula, mas de conexão com a Internet, acesso remoto, aulas gravadas, vídeos, provas digitais, dispositivos e aplicativos. Enfim, uma gama de inovações tecnológicas que têm tornado possível a continuidade do ano letivo.

Além de todas essas adaptações dos professores, os alunos também tiveram que remodelar a forma como estavam acostumados a aprender.

Desafios dos alunos nas aulas online

Deixar a interação pessoal diária com colegas e professores para aprender em frente a um computador? Será que era realmente possível? Sim, essas mudanças não foram fáceis para as crianças e adolescentes, mas são uma oportunidade para desenvolverem técnicas de estudos individuais que, no futuro, farão uma grande diferença quando tudo voltar ao normal.

De qualquer forma, as aulas online representam desafios diferentes para cada faixa etária. Portanto, os professores e pais precisam levar isso em consideração no processo educacional.

Na Educação Infantil

Para as crianças da educação infantil, quando a interação com os amiguinhos e o processo inicial de desenvolvimento da coordenação motora e social são trabalhados, o grande desafio do ensino a distância é manter tanto quanto possível a realidade da sala de aula, com atividades que despertem a atenção e a curiosidade dos pequenos.

Não é fácil manter uma criança em frente ao computador por mais de 1 hora sem que ela se disperse, faz parte da sua natureza biológica e cognitiva. É difícil para eles entenderem que precisam prestar atenção no conteúdo, esperar a professora explicar para depois falarem, que não podem conversar com os coleguinhas e nem ficar mostrando o trabalho de que tanto se orgulham a qualquer momento.

Apesar das dificuldades, tudo isso faz parte também de um processo de aprendizagem psicossocial importante e pode trazer inúmeros benefícios ao longo do tempo, pois eles aprendem a esperar a sua vez de falar, passam a respeitar mais o momento do coleguinha e do professor. Esse é um método aplicado constantemente nas salas de aula do ensino infantil e pode ser mantido nas aulas online.

No Ensino Fundamental

Para as crianças do Ensino Fundamental I, principalmente as do primeiro ano, onde o processo de alfabetização é iniciado e a coordenação motora fina começa a ser trabalhada, todo o desafio enfrentado pelos mais novos ganha mais complexidade.

Essa é uma fase onde a curiosidade pelas palavras tem mais ênfase. A ansiedade em conseguir ler e escrever está muito presente e a criança tem a necessidade de mostrar as suas conquistas.Conseguir se controlar para não atrapalhar e, além de tudo, entender as explicações das professoras durante a aula virtual e não se dispersar quando terminar a atividade antes do colega é difícil, mas não impossível. Nessa fase, as crianças começam a entender regras, como levantar a mão na hora de falar, e essas são estratégias que podem ser usadas para conduzir as aulas online.

Para as crianças mais velhas

Já para os mais velhos, o grande desafio das aulas online é a mudança da rotina escolar, do hábito de estarem em sala de aula, de tirarem as dúvidas em tempo real, da vergonha em se exporem na frente de câmeras, enfim, comportamentos típicos a partir dos 10 anos de idade.

Entretanto, é uma excelente oportunidade para elas desenvolverem a autonomia de organizar o seu dia a dia escolar. Uma forma de descobrirem qual a melhor metodologia para estudar quando não estão com os professores, como buscar novas fontes de pesquisas e aprendizados para sanarem as suas dúvidas. Isso com as aulas online acontece diariamente, pois muitas vezes o conteúdo está gravado e disponível para visualização a qualquer momento.

Não há como negar que os desafios para as aulas online são muitos e estão presentes em todas as faixas etárias, mas essa é uma oportunidade única que permite que as crianças saiam da sua zona de conforto e descubram novas formas de aprender.

Desafios para os pais nas aulas online

Se tudo mudou para os professores e alunos, já acostumados com os moldes das salas de aula, imagine para os pais que, de repente, se veem como corresponsáveis pelas aulas online das crianças.

O papel de acompanhar as atividades das crianças após chegar do trabalho ou de saber como está o seu desenvolvimento durante as reuniões de pais deu lugar ao acompanhamento diário e, na maior parte das vezes, em tempo real, de tudo que seu filho (ou filhos) está aprendendo, como está conduzindo as atividades, o comportamento durante a aula virtual etc.

O desafio dos pais, em um primeiro momento, foi o de organizar a rotina para estarem mais presentes ao processo educacional de seus filhos. Muitos, durante a pandemia, continuam trabalhando em esquema “home office” e não é raro o horário das aulas coincidir com o da jornada de trabalho.

Entretanto, os pais não devem achar que assumiram o papel dos professores, pelo contrário, eles agregaram valor à educação recebida em sala de aula. No caso dos pequenos, muitas vezes participando das atividades. Já, no caso dos mais velhos, acompanhando cada etapa do processo organizacional do tempo dedicado aos estudos.

Sendo assim, esses desafios das aulas online devem ser vistos como oportunidades que os pais têm de estarem mais presentes na vida acadêmica de seus filhos. Ensinando, acompanhando, identificando dificuldades e, o mais importante, é um tempo familiar de qualidade que muitas vezes, em função da correria do dia a dia, não conseguimos organizar.

Apesar de todos os desafios inerentes ao momento que crianças, pais e professores estão vivendo com a aplicação das aulas online, o mais importante dessa experiência é que os alunos continuam aprendendo e evoluindo no âmbito pedagógico. De forma diferente? Sim, mas com efetividade e aproveitamento.

Comments are closed.