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Preparação para o vestibular: como o professor pode ajudar

Preparação para o vestibular: como o professor pode ajudar

Identificar os pontos fortes e fracos do aluno e colocá-lo em um ambiente semelhante ao das provas são algumas das formas de prepará-los para o vestibular

Todos os anos, milhares de estudantes começam a sua trajetória de preparação para o vestibular. Ingressar em uma faculdade é um dos passos iniciais para a construção da carreira que o jovem escolheu seguir.

O conteúdo que o aluno aprendeu em toda a sua trajetória escolar é colocado à prova nas avaliações aplicadas em todo o país, e a concorrência para garantir uma vaga é grande. Nesse momento, os professores e as instituições de ensino têm um papel importantíssimo na preparação para provas de vestibular e o Enem.

Com tanta responsabilidade, os educadores precisam estar prontos para os desafios que aparecem no caminho, uma vez que esse é um momento de ansiedade e decisão para os jovens, que veem o mestre como um dos principais colaboradores para ajudá-los a alcançar seu objetivo.

 O professor e CEO do Centro de Excelência Laplace, Cesar Pili, fez uma live muito interessante com o tema Como preparar seus alunos para simulados e provas de vestibulares. Vale a pena assistir. 

Neste artigo, iremos abordar alguns dos tópicos que ele falou vídeo e que são de muita valia para os docentes, estudantes e redes de ensino.

Diagnóstico de aprendizagem – Fundação

As avaliações de diagnóstico de aprendizagem são excelentes para analisar quais são as dificuldades que o aluno apresenta em determinado conteúdo. Além disso, são nesses testes que é possível identificar quais são os verdadeiros pontos fracos, o famoso estudo da base line. Um exemplo é que um estudante do Ensino Médio pode apresentar dificuldade na resolução de um exercício sobre determinante de uma matriz porque não aprendeu com eficiência a multiplicação de números negativos, conteúdo ministrado no começo Ensino Fundamental II, então é sobre esse tema que os esforços do professor e do aluno devem se concentrar.

O que o professor César Pili chama de “fundação” é a análise qualitativa e individual do conteúdo. Isso também é um dos benefícios das avaliações diagnósticas, uma vez que elas permitem que o professor e as redes de ensino possam desenvolver estratégias e ações que visam ao desenvolvimento pedagógico de um determinado aluno ou turma.

Simulados: a importância na preparação para o vestibular

Colocar os alunos em situações semelhantes às da prova oficial é uma das formas mais efetivas de preparação para o vestibular. Treinos constantes e aplicação de simulados com duração de um vestibular podem facilitar que os estudantes se sintam prontos e confiantes para o grande dia.

Há várias maneiras de preparar simulados, mas a dica de ouro é criar exercícios baseados nas métricas do que foi aplicado nas últimas provas oficiais. A primeira coisa a ter em mente é que no Brasil as provas são conteudísticas. Sendo assim, dar a importância no estudo para o grau de incidência dos temas que mais caem é um caminho para o sucesso.

Por meio desses simulados é possível fazer também uma análise de desempenho de cada aluno. E, a partir daí, criar mecanismos de estudo para os temas que aquele estudante precisa concentrar o seu aprendizado. 

Especialização – Grupos de estudantes por área de interesse

Antigamente, era comum no sistema de ensino brasileiro, principalmente no ensino médio, dividir grupos de alunos por área de interesse: biológicas, exatas ou humanas. Hoje isso ainda existe, mas com menos força. Mesmo assim, isso é um ponto a ser levado em consideração quando se fala em preparação para o vestibular.

A pragmatização do estudo deve ser aplicada e ter como ênfase qual profissão o estudante quer exercer. Por exemplo, não é lógico uma pessoa que irá concorrer a uma vaga de Direito ter horas e horas de estudo em Física, uma matéria que não é cobrada na segunda fase da prova desse curso.

Sendo assim, o que o CEO do Centro de Excelência Laplace chama de “especialização” é um planejamento de estudo focado nas disciplinas que mais caem no vestibular de acordo com a área de interesse e o grau de dificuldade para o aluno. Para colocar isso em prática, escolas e professores podem separar ou aplicar simulados para os estudantes de acordo com a universidade que pretendem ingressar e/ou curso que pretendem seguir.

São esses detalhes de hiperpersonalização que ajudam os alunos a planejarem seus estudos sabendo o quanto de tempo e energia serão destinados a cada disciplina. A organização é muito mais do que realizar exercícios de todas as matérias, é preciso um planejamento estratégico nos modelos educacionais.

Ferramentas digitais de preparação para o vestibular

A tecnologia veio para revolucionar o sistema de ensino e oferecer ferramentas práticas para otimizar o tempo e o estudo de professores e alunos, principalmente na preparação para o vestibular.

Hoje, com a internet, é possível acessar qualquer conteúdo em qualquer hora do dia; criar cronogramas, planos e análise de desempenho escolar na palma da mão; resolver exercícios, fazer simulados e acompanhar os resultados em tempo real. Essas são facilidades que podem e devem ser usadas a favor dos alunos para ingressar na tão sonhada universidade.

Como citado anteriormente, os simulados, a especialização e o plano de estudos são os pilares de preparação para o vestibular. Sendo assim, uma ferramenta robusta que traga todos esses pontos de forma prática e com qualidade é um diferencial para os professores de alunos pré-vestibulandos. Isso é o que você encontra no Banco de Questões do Centro Laplace.

Banco de Questões Laplace: aliado na preparação para o vestibular

Se o objetivo é criar simulados de vestibulares ou do Enem, seja nos modelos clássicos ou personalizados, o Banco de Questões Laplace oferece mais de 100 mil exercícios de mais de 100 vestibulares do país, inclusive com correções TRI (Enem) ou TCI, e com acesso ao ranking do SISU.

Mais do que apenas exercícios, o Banco de Questões oferece mais de 30 opções de filtros inteligentes entre as disciplinas para que o professor ou o aluno possa ter o foco nos conteúdos que precisam de atenção especial, inclusive com busca de itens multidisciplinares.

Tudo isso com resoluções completas e contextualizadas, imagens em alta resolução para o acesso e aplicação online ou para elaboração de avaliações impressas.

Com o sistema, é possível criar listas de exercícios em poucos minutos para melhorar o desempenho de um aluno ou turma em determinado conteúdo.

O Banco de Questões Laplace é um excelente sistema de gestão educacional, tornando-se um aliado de peso no processo de preparação para o vestibular.

 Acesse o site www.bancolaplace.com.br e conheça todos os diferenciais.

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