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Mudanças do Novo Ensino Médio: como se adaptar

Mudanças do Novo Ensino Médio: como se adaptar

O projeto do Governo Federal propõe mudanças na grade curricular e na carga horária de estudo. Saiba como as escolas podem se preparar

Mudanças na sociedade atual acontecem frequentemente, por isso os padrões de ensino devem se adaptar, reformulando o currículo acadêmico e as práticas pedagógicas de acordo com as novas demandas. Dessa maneira, em 2017, foi aprovada a Reforma do Ensino Médio, que amplia a carga horária mínima de 800 horas para 1.000 horas anuais, estabelecendo uma grade curricular mais flexível baseada nos itinerários formativos. No ano seguinte, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) definiu o conjunto de aprendizagens essenciais e mudanças do Novo Ensino Médio, garantindo aos alunos possibilidade de escolha sem perder o foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

O que é o Novo Ensino Médio?

Novo Ensino Médio é um projeto amplo de reformulação baseado na Reforma, visando um ensino de mais qualidade que considere não só os interesses do aluno, mas também as demandas do mundo moderno. Um dos principais obstáculos a serem enfrentados é o grande número de jovens que estão fora da escola: quase 2 milhões de adolescentes entre 15 e 17 anos que abandonam os estudos, seja pela necessidade de trabalho, dificuldade de acesso à escola ou simplesmente falta de interesse.

Para isso, o Governo Federal tem como proposta investir em novas matrículas em instituições de ensino de período integral com a nova estrutura curricular, os chamados itinerários formativos, e com o aumento da carga horária, que passará a ser de 3.000 horas durante todo o Ensino Médio.

O prazo para que o projeto seja implementado é até o início de 2022, sendo assim, as escolas precisam se adaptar às mudanças do Novo Ensino Médio com base nas diretrizes da Reforma e da BNCC.

Itinerários formativos

Uma das mudanças do Novo Ensino Médio, os itinerários formativos são um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, entre outros, que os alunos poderão escolher durante o curso. A ideia é diversificar o currículo, dando aos estudantes a oportunidade de se aprofundar nas suas áreas de interesses pessoais e profissionais. É possível combinar itinerários de mais de uma área, tanto do conhecimento quanto da formação profissional, de forma que os alunos realizem mais de um itinerário ao mesmo tempo ou posteriormente.

As escolas terão total autonomia para definir quais itinerários estarão disponíveis, criando espaços de diálogo com os estudantes, apresentando as possibilidades de escolha, avaliando seus interesses e os orientando da melhor maneira.

Componentes curriculares

A proposta do projeto é abordar o ensino de forma mais enfática, podendo organizar áreas de conhecimento de diversas maneiras, sem deixar de respeitar o estudo da Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos da etapa, sendo que a obrigatoriedade da Língua Inglesa é mais uma das mudanças do Novo Ensino Médio. Vale ressaltar que as diretrizes do programa não excluem disciplinas, apenas as organizam de forma diferente.

 O conjunto de competências essenciais proposto pela BNCC deve ser desenvolvido como a escola preferir, desde que some até 1.800 horas, a partir das seguintes áreas do conhecimento:

  • Linguagens e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais aplicadas.

Enem no Novo Ensino Médio

Para se adequar às mudanças o Novo Ensino Médio, o Enem propõe uma divisão com base nos interesses dos alunos e os dias de prova:

  • 1° dia: Prova geral de conhecimentos essenciais de acordo com a BNCC;
  • 2° dia: Prova específica baseada no itinerário formativo escolhido pelo estudante.

Como se adaptar às mudanças do Novo Ensino Médio

Além das alterações na grade curricular, o projeto traz, consequentemente, mudanças na organização das instituições de ensino. Para isso, as escolas precisam se preparar.

Em um primeiro momento, é sugerido que todos os membros da gestão pedagógica procurem conhecer as leis e documentos necessários para as mudanças, para então identificar as necessidades de cada escola, considerando a estrutura física, os recursos disponíveis, as competências do corpo docente e o orçamento. Por fim, é preciso elaborar um planejamento para executar as ações exigidas.

Para otimizar todas essas adaptações, o Banco de Questões Laplace tem o foco em escolas e professores que procuram praticidade e eficácia no estudo. Trazendo uma gama de possibilidades para ajudar na organização dos estudos e a identificar os pontos onde os estudantes precisam de mais atenção. Nosso banco de questões possui itens classificados pelas diretrizes da BNCC e matriz do Enem, de acordo com as mudanças do Novo Ensino Médio, sendo assim, mais completo, prático e intuitivo.

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