Blog Laplace

Exercícios para o Ensino Fundamental: desafios dos professores

Exercícios para o Ensino Fundamental: desafios dos professores

Os exercícios para o Ensino Fundamental devem desenvolver tanto o raciocínio lógico quanto o estrutural dos alunos. 

Com tantas transformações na vida dos estudantes durante a etapa mais longa da educação básica, um dos grandes desafios para os professores é elaborar exercícios para o Ensino Fundamental. Isso porque as mudanças que ocorrem na vida dos alunos em todo esse período influenciam diretamente na forma como elas avaliam a vivência escolar.

A importância do Ensino Fundamental é tão grande que ele é dividido em duas fases: Ensino Fundamental I (anos iniciais), do 1° ao 5° ano; e Ensino Fundamental II (anos finais), do 6° ao 9° ano. A transição entre essas fases é um ponto primordial para estudantes e professores. Afinal, mais que ensinar, o ambiente escolar faz parte da formação social e política dos jovens.

Exercícios para o Ensino Fundamental I (anos iniciais)

Aqui é a base da alfabetização. Nesse momento, as crianças desejam desbravar o mundo e se encantam com o aprender a ler, escrever, fazer contas e descobrir sobre o ambiente onde vivem. Sendo assim, os exercícios para o Ensino Fundamental I devem despertar a curiosidade, o interesse, a criatividade e a interação entre os alunos.

O professor é visto como um verdadeiro super-herói, o detentor do conhecimento. Mesmo nessa fase do Ensino Fundamental, a evolução do comportamento psicossocial e emocional já é percebida. O auxílio praticamente total do professor nas atividades do 1° e início do 2° ano começa a dar espaço à independência da criança, que também deseja mostrar ao mestre que consegue fazer tudo sozinho.

Nessa etapa, as atividades devem ser extremamente visuais. Histórias, vídeos, livros, jogos e metáforas introduzem o conteúdo de forma leve, quase como uma brincadeira de criança, pois mescla de forma lúdica o universo que o aluno já vivencia com o aprender de coisas novas.

3° e 4° ano

Já no 3° e 4° ano, os exercícios para o Ensino Fundamental precisam incentivar a autonomia dos estudos. Eles devem se tornar um pouco mais complexos, estimulando o raciocínio lógico e a criatividade, sem deixar de lado o universo no qual a criança está inserida.

Interpretação de textos, problemas matemáticos, meio ambiente, idiomas, redação são atividades que ganham notoriedade nessa etapa. As crianças já têm mais intimidade com as frases, já têm sua opinião sobre questões do meio ambiente, desejam aprender mais sobre o meio que vivem e como ele se formou.

Os horários das disciplinas ficam mais divididos, e os alunos já entendem o conceito de cada matéria, mesmo com um único professor em sala de aula. Eles percebem que a Língua Portuguesa é necessária para entender o enunciado de um problema de Matemática, que a história do mundo está relacionada com Geografia e Ciências, e por aí vai.

Os estudos ganham uma rotina dentro e fora de sala de aula, as crianças percebem que precisam se dedicar ao aprendizado também fora do ambiente escolar, realizando trabalhos, tarefas de casa e se preparando para as provas.

Sendo assim, os exercícios para o Ensino Fundamental devem estimular a organização e o senso de responsabilidade das crianças, que já sabem que precisam cumprir com o cronograma e com as regras da escola, assim como se dar bem nos exames para avançar para o próximo nível.

 5° ano – a preparação para uma nova etapa

Os exercícios para o Ensino Fundamental no 5° ano ganham mais densidade, afinal, é a preparação para uma nova fase. Essa etapa trabalha todo o conteúdo ministrado nos anos iniciais assim como a introdução do conteúdo que será ensinado até o 9° ano.

Para os alunos é um período de muitas mudanças, as crianças estão na fase da pré-adolescência, então o reforço de conceitos sociais e políticos também ganha ênfase no último ano.

Sendo assim, exercícios que envolvam as notícias atuais do mundo e sobre temas que despertem seu interesse são pontos primordiais. As atividades em grupo, pequenos debates e seminários também devem fazer parte da rotina, pois ensinam a organizar os planos de estudo, a trabalhar com pontos de vista diferentes e cumprir prazos, ações que serão cada vez mais cobradas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

As mudanças no Ensino Fundamental II (anos finais)

A partir do 6ᵒ ano tudo é novidade para os estudantes. O fato de ter um professor por disciplina é a primeira mudança e um desafio para os alunos, professores e escolas.

Essa é uma fase primordial do início de preparação para ENEM e vestibulares de todo o país. Isso porque boa parte do conteúdo que é aplicado nessas avaliações provém do que começa a ser ensinado do 6ᵒ ao 9ᵒ ano. Sendo assim, os exercícios para o Ensino Fundamental II devem levar isso em consideração. Quanto mais cedo os estudantes se habituarem aos processos de avaliações nacionais, melhor será o resultado deles nesses exames.

Simulados e olimpíadas escolares são excelentes formas de treinamento para os alunos do Ensino Fundamental II. Eles não apenas estimulam o aprendizado, mas colocam o estudante em situações semelhantes às que encontrarão nos vestibulares. Aplicar questões de provas anteriores no dia a dia em sala de aula também é um diferencial.

Além disso, a realização de simulados e olimpíadas é de suma importância para fazer o diagnóstico de aprendizagem individual e de turma. Com eles, é possível estabelecer um plano de estudo para os assuntos em que os alunos apresentam mais dificuldade, para que haja um aprendizado real. Afinal, o conteúdo ensinado no Ensino Fundamental (anos finais) é a base do que será ministrado no Ensino Médio. Assim, garantir que o aluno tenha assimilado as matérias dessa etapa é muito importante para o sucesso nos próximos anos escolares.

Banco de questões para o Ensino Fundamental

Uma excelente ferramenta na hora de elaborar listas de exercícios e até mesmo criar simulados para o Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) é utilizar o Banco de Questões do Centro Laplace.

Completo, fácil e intuitivo, ele apresenta mais de 100 mil questões de todas as disciplinas do Ensino Fundamental (anos iniciais e anos finais) e Ensino Médio. Entre as milhares de itens disponíveis a ferramenta conta com diversas questões classificadas nas matrizes BNCC e ENEM.

Com poucos cliques, o professor pode elaborar provas, atividades e simulados sobre qualquer conteúdo e suas subdivisões, contando com os mais de 30 filtros inteligentes que permitem a seleção por tema, origem, assunto, complexidade etc.

Robusto, o Banco de Questões Laplace traz questões contextualizadas e multidisciplinares, permitindo inclusive que você faça uma seleção de exercícios mesclando diversos temas e capítulos. Tudo com qualidade visual, editorial e linguística para aplicação online ou impressa.

Sem dúvida, ele é uma ferramenta que traz praticidade e qualidade educacional para professores, alunos e redes de ensino e, com certeza, fará a diferença no aprendizado dos alunos em todas as etapas da vida estudantil.

Comments are closed.