Blog Laplace

7 dicas de como se preparar a segunda fase do vestibular

7 dicas de como se preparar a segunda fase do vestibular

A segunda fase do vestibular é o momento decisivo para ingressar na tão sonhada universidade. Leia essas dicas e se prepare para o sucesso!

As provas para a segunda fase do vestibular das universidades mais concorridas do país estão chegando. Com isso, a ansiedade dos estudantes que obtiveram sucesso no primeiro exame aumenta muito. Entretanto, é preciso manter a calma e, é claro, continuar os estudos, com ainda mais estratégia e disciplina.

Neste artigo iremos abordar algumas dicas que irão te preparar para as avaliações da segunda fase do vestibular e te ajudarão a organizar o conteúdo e a ter mais segurança para a realização do exame.

1. Foco nos estudos para segunda fase do vestibular

Você já obteve sucesso na primeira fase do exame, agora é focar nas disciplinas que serão abordadas na próxima etapa. Revise os conteúdos que você tenha mais dúvidas e faça uma lista dos temas que precisam de mais atenção. Organize-os dos mais simples para os mais complexos e defina um cronograma.

2. Realize exercícios dos vestibulares anteriores

Com os temas organizados, a dica é buscar resolver exercícios das provas de segunda fase dos vestibulares das universidades que você passou.

O Banco de Questões Laplace é uma excelente ferramenta para esse propósito, lá você tem mais de 30 opções de filtros que agilizam a seleção dos exercícios por tema, subtemas, universidades, ano das provas, entre outros. Todos com resoluções completas e com layout em alta definição. Um sistema intuitivo e simples que permite que você economize muito tempo nos estudos ao utilizá-lo a seu favor.

Escolha as provas da segunda fase do vestibular das universidades que você passou e refaça-as. Uma dica é pegar as avaliações dos últimos três anos. Realizando os exercícios você conseguirá ter uma visão mais clara de onde errou e em que assunto precisa focar seus esforços. Além disso, cronometre o tempo para cada questão. A ideia é se aproximar ao máximo das condições do dia da prova oficial.

3. Treine a clareza e a objetividade das suas respostas

Na segunda fase, o grande desafio para a maioria dos estudantes são as questões discursivas. Por isso, treine a escrita. Lembre-se que o avaliador precisa entender a informação que você deseja transmitir. Procure sempre ser objetivo, claro, usar recursos linguísticos normativos e manter a coerência do seu raciocínio. Ah, e importante: a letra precisa ser legível.

4. Calcule o tempo gasto em cada exercício

Para fazer a prova da segunda fase do vestibular é importante cronometraros minutos que você leva para resolver cada exercício durante os estudos. Isso te dará mais segurança no dia da avaliação e te ajudará a organizar como usar melhor o tempo de duração da prova.

5. Redação

A redação é um ponto muito importante na segunda fase do vestibular. Estude os temas que estão em alta na sociedade, porque geralmente são eles que serão abordados. Escreva bastante, revise, veja se o seu texto está de acordo com os pré-requisitos avaliados na prova. Peça para que outras pessoas leiam. Se tiver a ajuda de um professor, melhor ainda.

6. Dedique momentos para relaxar

Claro que focar nos estudos é importante, mas subentende-se que se você passou na primeira fase, a maior parte do conteúdo já foi absorvido. Também é importante relaxar a mente para evitar a ansiedade. Sendo assim, procure se dedicar para atividades que te proporcionem bem-estar, assistir a filmes, fazer atividades físicas, ler etc. O objetivo é relaxar a mente para que ela esteja preparada para o dia D.

7. Cuide da sua saúde

Dormir e se alimentar bem é primordial nos dias que antecedem a prova. No dia anterior ao exame, dedique-se exclusivamente a você. Você já estudou tudo o que tinha para estudar, então procure descansar. Faça refeições leves e durma cedo para acordar disposto e com energia para fazer a prova com calma e concentração.

Seguindo todas essas dicas e utilizando o Banco de Questões Laplace para facilitar os seus estudos para a segunda fase do vestibular, as chances de você obter o sucesso nas avaliações aumentam muito. Aproveite!

Comments are closed.