Como preparar seus alunos com questões para vestibulares

Investir em simulados e olimpíadas com questões de vestibulares anteriores ajudam a colocar o aluno no ambiente mais próximo das avaliações para as universidades.

Resolver questões de vestibulares anteriores é uma das estratégias de estudo aplicadas por escolas, professores e alunos que estão se preparando para as avaliações de ingresso às universidades mais disputadas do país.

Entretanto, esse é apenas um dos meios dentro do planejamento para conquistar a sonhada aprovação nessas provas tão concorridas. Os professores e as escolas têm como desafios, no decorrer dos últimos anos do Ensino Médio, ajudar na organização dos estudos e identificar nos alunos quais pontos merecem atenção especial.

Sendo assim, o trabalho dos docentes vai muito além das salas de aulas, o que demanda um tempo precioso de suas vidas. Apesar disso, com um plano de ação e o uso de ferramentas, como o banco de questões do Centro Laplace, é possível otimizar as atividades e avaliar com efetividade qual o desempenho de cada aluno.

Nesse artigo você irá encontrar algumas dicas preciosas de como preparar os estudantes para essa etapa tão importante, inclusive utilizando nosso banco de questões, que traz itens de vestibulares e autorais.

Direcione os alunos para os assuntos exigidos nos vestibulares

Esse é, sem dúvida, o primeiro passo para que os alunos tenham sucesso no vestibular.  Direcioná-los para os temas mais cobrados nas provas é um fator decisivo para que o estudante possa apresentar a maior pontuação possível no ranking da instituição de ensino escolhida por ele.

Para isso, fazer o diagnóstico de aprendizagem é um excelente caminho para identificar quais conteúdos precisam de uma dedicação maior. Assim, é possível obter o relatório individual do aluno e ajudá-lo a organizar seu plano de estudos nos tópicos que ele apresenta maior dificuldade. Fazer uso do banco de questões para mapear os exercícios é uma estratégia que otimiza tempo.

Simulados e olimpíadas com questões de vestibulares

Colocar o aluno em situações semelhantes às que ele vai enfrentar nas avaliações oficiais é uma maneira eficiente de prepará-lo para o grande dia. Para isso, organizar simulados e olimpíadas escolares com questões de vestibulares anteriores é uma ótima estratégia.

Para que o aluno entenda a dinâmica das provas dos vestibulares ou do Enem, essas atividades devem ter aspectos e estratégias mais próximas possíveis dos exames oficiais, como tempo de duração, métodos de correção, número de exercícios por matéria etc.

Esses simulados podem ser aplicados para os estudantes tanto do Ensino Fundamental como do Ensino Médio. Obviamente é preciso respeitar o conteúdo ministrado até o momento em cada etapa da educação para não causar frustração e ansiedade. Entretanto, quanto mais cedo os simulados e olimpíadas fizerem parte da rotina acadêmica, mais segurança os alunos irão adquirir com o tempo.

Utilizando o banco de questões do Centro Laplace é possível elaborar relatórios estatísticos dos melhores vestibulares do país, criando simulados e olimpíadas com as questões e assuntos mais cobrados nas provas. A partir daí, é possível identificar em quais temas os alunos possuem maior dificuldade e criar planos de melhoria contínua em todas as fases de ensino.

Gestão de tempo para professores

Otimizar o tempo é fundamental para os professores. Utilizar ferramentas digitais é um bom caminho para aumentar a produtividade e eficiência do conteúdo a ser ministrado.

Preparar provas e listas de exercícios e corrigi-los estão entre as atividades fora do ambiente escolar que demandam horas de trabalho dos docentes. Então, aproveite para usar a tecnologia a seu favor.

Com o banco de questões é possível elaborar listas em minutos, comuma variedade enorme de filtros inteligentes (disciplina, capítulos, subtemas, nível de dificuldade etc.). Esses exercícios possuem alto padrão visual para aplicação online ou impressa e são acompanhados de todas as resoluções.

Com a pandemia do covid-19, os recursos online viraram uma realidade no sistema de ensino e isso será cada vez mais evidente nos próximos anos. Dessa maneira, é preciso se adaptar. Utilize os recursos audiovisuais e crie um canal de comunicação direta com seus alunos para que eles possam tirar eventuais dúvidas. Assim, o rendimento dentro e fora da sala de aula será maior e os alunos terão um melhor aproveitamento.

Aproveite para criar desafios e enviar questões de vestibulares de diferentes níveis de dificuldade. Os jovens adoram jogos e ficarão estimulados ao resolver cada exercício.

Incentive o aluno a descobrir o seu estilo de aprendizagem

Muitos estudantes preferem estudar de maneira online, lendo inúmeros textos e assistindo a vídeos, outros tantos prefiram resolver exercícios, e ainda há os que optem por gráficos e estatísticas, pois conseguem visualizar os dados importantes do tema em questão.

Sendo assim, incentive-os a descobrir qual o melhor método para que se sintam confortáveis em estudar nos meses que antecedem o vestibular. Uma boa dica é orientar os alunos a fazerem resumos do conteúdo lecionado em sala de aula e organizarem a rotina de estudos focando nos temas que apresentam mais dificuldades.

Banco de questões para vestibulares

Revisar o conteúdo é importante para compreendê-lo. Para isso, o nosso banco de questões pode ser usado pelos próprios alunos para que eles mesmos façam uma autoanálise sobre um determinado tópico, resolvendo exercícios sobre aquele tema com questões de vestibulares passados.

Da mesma forma que os professores e os estudantes também conseguem montar uma lista de exercícios em minutos e podem se dedicar mais na resolução do que em buscar questões sobre uma matéria específica.

Com base nos resultados obtidos, eles conseguem identificar se é preciso investir mais tempo naquele determinado assunto ou se já está preparado para dar seguimento ao seu cronograma.

Seguindo essas dicas e tendo um plano de estudos que garante o aprendizado efetivo, com foco no que tem sido cobrado nos vestibulares das mais concorridas universidades nacionais, as chances de conquistar o sucesso em tais provas é maior. Invista na preparação eficiente dos seus alunos.

1 Comentário