Blog Laplace

Como preparar os alunos para olimpíadas escolares

Como preparar os alunos para olimpíadas escolares

Incentivar, acompanhar, organizar e fazer uso de um banco de questões são algumas das dicas de preparação para olimpíadas escolares.

Desafios, prêmios, medalhas, bolsas de estudo tudo isso já é chamariz para incentivar os jovens a participar de olimpíadas escolares, sejam elas as do calendário oficial ou as organizadas pela própria escola. Mas, além disso, as competições também são ótimas experiências na preparação dos alunos para avaliações de ingresso no ensino superior, como o ENEM e os vestibulares.

Além desses benefícios, as olimpíadas escolares oferecem muitas outras oportunidades cognitivas para os estudantes do Ensino Fundamental ou Médio. Entre elas, encontrar a área de conhecimento que mais gostam, estimular o aprendizado nos pontos que têm mais afinidade ou dificuldade, conhecer novos amigos com o mesmo interesse, enfim, o desenvolvimento da capacidade intelectual e socioemocional do aluno.

Seguindo essa linha, os professores sãocorresponsáveis por esse estímulo. São eles que acompanham o desempenho das crianças e adolescentes em salas de aula e conseguem identificar as características e interesses de seus alunos em uma área de conhecimento. Sendo assim, o papel do docente em incentivar e oferecer apoio aos estudantes é uma tarefa extremamente importante, mas como fazer isso?

O papel dos professores na preparação dos alunos para olimpíadas escolares

Além de conhecer o conteúdo e as métricas dos exercícios geralmente propostos nas olimpíadas escolares, os professores devem oferecer ferramentas que permitam que seus alunos evoluam em determinada matéria. Para tanto, é preciso um trabalho minucioso, que envolve entender que cada aluno tem suas particularidades e identificar tanto os pontos fortes de cada um quanto onde eles precisam de uma atenção especial.

Dicas de preparação para as olimpíadas escolares

Estude questões de olimpíadas escolares anteriores – Uma boa maneira de começar é testar o conhecimento dos alunos nas questões de provas anteriores. Assim é possível fazer um diagnóstico dos conteúdos que merecem mais atenção.

Cronograma de estudos – Ajudar o estudante a organizar os tópicos a serem estudados por nível de dificuldade facilita absorver o conteúdo. Afinal, muitos exercícios das olimpíadas escolares exigem raciocínio lógico e mesclam tópicos de uma mesma disciplina. Sendo assim, ter conhecimento amplo sobre a matéria colabora para o êxito.

Dúvidas – Use a tecnologia a favor dos candidatos. Crie um canal de comunicação para sanar as dúvidas dos alunos e compartilhar material didático que o ajude na resolução de questões e explanação dos temas. Youtube, email, Whatsapp etc. Hoje a facilidade de acesso à informação é uma vantagem que deve ser usada e abusada.

Diagnóstico de aprendizagem – Feito o cronograma de estudos, é importante acompanhar o desempenho do aluno dentro de cada tema. Esse processo permite analisar com profundidade quais conteúdos ainda precisam de atenção. Isso otimiza a aprendizagem e o tempo dedicado a cada tópico.

Aumente a dificuldade dos exercícios – Conforme ocorre a evolução do aprendizado, ofereça novos desafios. Faça isso gradativamente para manter a criança ou o adolescente estimulado.

Aspecto Emocional – Ofereça apoio psicoemocional ao aluno. Elogie os acertos e a sua evolução. Incentive-o a buscar os acertos, enalteça sua capacidade. Ressalte a importância da disciplina do estudo. Mostre exemplos de sucesso. Tudo isso faz uma enorme diferença para quem vai participar de olimpíadas escolares.

Dica plus

Banco de questões – Uma maneira rápida e prática de testar o conhecimento dos alunos é utilizar o banco de questões do Centro Laplace para montar listas de exercícios. Ao todo são mais de 100 mil questões, incluindo de olimpíadas escolares, que podem ser selecionadas com apenas alguns cliques.

Com o Banco de Questões Laplace é possível utilizar mais de 30 filtros para elaborar listas de exercícios sobre assunto, tema, elementos que se cruzam, dificuldade, entre outros. Uma série de ferramentas capazes de acompanhar a evolução do aprendizado do aluno frente aos mais variados tópicos, pois o sistema conta com relatórios completos e personalizados.

Sem dúvida nenhuma, fazer o uso de um banco de questões completo e de qualidade é um diferencial e tanto para estudantes do Ensino Fundamental ou Médio na hora de se preparar para as olimpíadas escolares. Um investimento pedagógico importante para se destacar, e que não pode ficar fora dos planos de estudo.

Acompanhe as novidades!
Estamos presentes nas principais redes sociais, então siga-nos! Compartilhamos conteúdo feito especialmente para professores e escolas.

INSTAGRAM – @bancolaplace
FACEBOOK – @bancolaplace
LINKEDIN – @bancolaplace
YOUTUBE – @bancolaplace

2 Comentários